1 de ago. de 2010

Fogueira de Xangô 2010

Foto: FR
Olá pessoal, vamos repetir:
- mais uma vez acertamos e pretendemos continuar cada vez mais melhorando!!!!!!:

Como????

 Fazendo cada vez mais bonito, nos doando por inteiro, nos emocionando, contagiando a todos com nossa alegria, com nossa felicidade, não deixando que a fadiga tome conta de nossa festa, dando um pouquinho de nós na medida do possível, mas dando com amor, tendo sensibilidade de perceber o que falta para enriquecer nossos momentos lá dentro e fazendo o possível para que se tornem agradáveis... Estamos crescendo em tamanho, sabedoria, maturidade... E as responsabilidades tomando um volume que só nosso amor e dedicação darão conta dele, ela, a responsabilidade, também não nos assusta, pois fazemos tudo com muita alegria e vontade de acertar, de querer o melhor pra nossa casa.
Eles que tudo veêm , sentem, ouvem, estão cada vez mais atentos aos nossos gestos e atitudes, ao que falamos e ao que pensamos ao que não queremos e ao que desejamos...
A família cresce, que bom!!!
Sejam bem vindos Ekdy Edna, Ekedy Luana e Ogãm Gelsom.,  poderemos assim dividir um pouco nossas preocupações, nossas ansiedades,  nossas alegrias, nossos acertos, nossas dúvidas...e tudo se tornará mais leve e nós mais fortes como o Bambú, lembram????? Um sozinho não suporta o vendaval mais juntos não quebra nenhum, tivemos prova disto, pois ventou muito forte durante uns três dias em que estávamos na Roça, às vezes não conseguíamos dormir, pois o barulho era muito grande, mas nos sentíamos fortes como eles, pois estávamos todos juntos, com o mesmo pensamento, com os mesmos propósitos, na mesma sintonia, todos descansávamos do trabalho do dia, porém felizes na expectativa do dia 24 de julho, 19 passou foi maravilhoso!!! Nem tive tempo para entrar em inferno astral, havia coisas melhores pra se fazer, que era: prepararmos tudo para o grande dia.
Ele chegou rápido!!!
Estava ansioso para se apresentar para as duzentas pessoas que por lá estiveram e até hoje não foi esquecido, ele é lembrado com muita emoção, ele chegou majestoso, bonito, quente, nos deu uma tarde radiante e fechou a noite com chave de cobre, ouro e prata.
Nem sentimos frio!!! Pois o calor que emanava em todos nós fez com que a Fogueira acendesse muito rápida, suas brasas se mantiveram vivas durante dias, 
O vento, que a tudo assistia, aguardou o momento e espalhou cinzas pelo quintal como se estivesse pulverizando nossa casa de Axé! Eu acredito nisto!!!
      
 Pela manhã o fogo continuava no Ilê Axé Omin

Lucinha Pessoa - Mamãe

7 comentários:

Flavin disse...

É por essas e outras que amamos tanto a Senhora!!!
Obrigado por todo esse carinho!!!
Estamos juntos!!!
Flávin i Ricardin

lily disse...

Parabéns meninos pela iniciativa, está tudo de muito bom gosto.
Um grande abraço.
Ekedi Eliane.

Cris d' Oxalá disse...

Mamãe, depois de todo o trabalho, dedicação etc...., recebemos um acalento especial, estava uma noite mágica..., peço abença realmente a senhora nos ensina a receber, dar, doar e apreender. bjs

cartas de Zarbani disse...

Que pés são esses?
Que pés são esses que dançam?
Que acaricia a Sagrada Mãe Terra
Que une dois mundos?
Que pés são esses que adornados de poeira
Bailam no Ar?
Que pés são esses que atravessam à noite?
Que pés são esses que julgados quase se perderam?
Que trazem de Angola ou Ifé o que se julgava perdido?
Que pés são esses que no tempo dos atabaques
Reverenciam o Tempo?
Que pés são esses que sem tem tempo nem espaço
Dançam a eternidade?
Que pés são esses que caminham com a ancestralidade?

Unknown disse...

Aprendemos com o fogo e com o vento,com as aguas e com a terra,com o sol e com a lua, com o dia e com a noite.Vivemos cada momento nos alimentando com este AXÉ.
Que todos sejamos sempre gratos a este Solo Sagrado e que o Rei de OIÒ nos abençoe com sua justiça, firmeza e suavidade.
Ilê Exé Omin Minha Casa, Minha Navalha.

cata disse...

Parabens Mamae e a todos, ficou lindo este trabalho do axé. Beijo. Cristiano

ROGERIO DERBLY disse...

Foi a minha primeira participação na preparação de uma festa da nossa casa e, depois de muito pensar, vejo que somente o tempo é capaz de revelar tantas surpresas e conhecimentos.

A força que a mamãe tem e a sua imaginação, aliadas a sua maneira carinhosa de ser, contagia e impressiona o mais desencorajado filho.

Vi papai passear de um lado para o outro, com olhos atentos e retocando algumas coisas e, em outras, aperfeiçoando o que já estava bonito.

Mais uma vez me impressionou a capacidade e a união de todos os filhos de santo. A capacidade de transformar a farinha em pão.

A arrumação da casa e os adereços colocados de forma especial, um a um, denota a fé e a obediência que cada um detém para com a casa, mamãe, papai e ao seu orixá.

Tenho muita sorte dse poder ter encontrado a minha casa depois de tantos anos.

Gosto muito da minha casa e de fazer parte do povo de santo.

Sou macumbeiro com orgulho, pois, macumba é bom e faz bem à saúde.

Rogério de Iroko