Reuniões

Ilê Asé Omin
Brainstorming-26/06/2010

1ª Reunião

Assuntos base:
Site / Blog
Cadastramento de Pessoal
Público: Comunidade / Escola / Casas de Umbanda e Candomblé
Agenda
Dinâmica de Construção de Projeto Físico
Algumas propostas de ação sugeridas:

Site – Inclusão de site social, com informações sobre a casa, sobre comunicações, notícias, histórico... indicação para o blog;
Sugestão: pode ser incluído no site uma Exposição virtual, tanto do Ilê, quanto das ações do Iyun Asé Orin, constando fotografias, vídeos, músicas e textos correlatos. (Flávio Rocha, se coloca a disposição para fazer a curadoria, organização do material e adequação deste para encaminhar ao webdesign); divulgação das festas públicas (dividida ou separadamente)
Obs: Incluir no site copyright do conteúdo e liberação do autor/detentor dos direitos autorais da(s) música(s) ali executada(s)

Blog – usado principalmente para noticiar acontecimentos à serem ocorridos no Ile e eventos relacionados, tendo neste também, informações dos eventos ocorridos e histórico de eventos anteriores ao momento de criação do blog. Ai também caberá a agenda de ações e encaminhamento dos voluntários.



Cadastramento de Pessoal – neste, o objetivo é saber o que os integrantes do Ile têm como saberes, como também, e alem destes, o que desejam fazer como ou enquanto voluntários.


Proposta de Cadastramento Individual
 - Nome:
 - Idade:
 - Telefone:                                                    Celular:
 - Email:                                                         MSN:
 - Profissão:

 - Área de Atuação (o que você gostaria de fazer enquanto voluntário, exemplo: recreação, aula de culinária, tratamento básico dentário, aulas de dança... quais as sua afinidades?):


 - Público Alvo de sua proposta ou preferência para trabalhar (Infantil / Juvenil / Adulto / 3ª. Idade / Todos):


Obs: destes cadastrados serão tirados os executores das ações e os apoios (quantitativo diferenciado para cada ação proposta).




Discussão sobre público alvo – Deve-se definir inicialmente se o público para as ações a serem somadas se são da Comunidade, Escola, Comunidade de Terreiros, do Ile e/ou outros a serem definidos.
Quando da comunidade – deve-se localizar no Ile integrantes que morem no local, para que estes dêem a sua primeira impressão sobre qual o público existente na área e quais as suas carências, daí se planejar as ações.
Quanto as Escolas – deve-se utilizar os mesmos integrantes que moram no local, para se encaminharem as instituições de ensino e dali descobrir o que precisam ou o que já poderemos ofertar e solicitar a parceria na divulgação deste acontecimento no Ilê.
Quanto aos Ilês do local – avaliar se estes possuem ações similares e convocar estes e outros para as ações que serão propostas no Ilê Asé Omim.
Quanto aos Integrantes do Ilê Asé Omim – ações pensadas nas necessidades principais do próprio público da casa. Mesmo que estes não sejam o público alvo das ações, quando direcionados a comunidade e escolas, deve-se sempre pensar na inclusão destes a fim de processar a interação.
Sugestão: vejo como importante e em todos os casos, procurar fazer uma avaliação, ainda que de forma rápida, dos desejos de quem receberá as ações e, por conseguinte, no interesse do que se que passa no movimento do Ilê, atraindo, assim, primeiro o novo visitante e, após a ampliação do olhar, a possibilidade no aprofundamento nos assuntos de interesse religioso. (Contação de histórias sobre Orixás)

Agenda
Avaliar agendamento das ações, após vislumbrar as possibilidades dos voluntários e ações que serão executadas
Definir de quanto em quanto tempo às ações serão executadas: semanal, mensal, bimestral , esporádica ou por temporada.
A agenda poderá ser exibida ou enviada virtualmente onde os voluntários poderão se inscrever nesse ou naquele movimento, que se interessar ou que tiver disponibilidade de tempo. Assim, todos estarão comprometidos e se incluirão nos dias de atividade que não implicarão com as suas atividades pessoais.


Dinâmica de Construção de Projeto Físico
Avaliar prazo para construir e implementar o Projeto
 Construção de:                      Pré-projeto
                                   Reavaliação
                                   Projeto
Inclusão em Leis de Incentivo (avaliar empresa, ONG, ou instituição a ser proponente do projeto)
Estudo de Instituição para Parcerias (Secretarias municipais, Casas de Terreiro, empresariado local, amigos empresários, instituições de patrocínio, instituições governamentais...)
Encaminhamento de Projetos
Administração destes
Execução



Algumas propostas de ação sugeridas:
Educação Ambiental
Reflorestamento
Reflorestamento de mata ciliar e córregos
Da problemática a respeito do reflorestamento de Terreiros nos centros urbanos
Dança Afro para 3ª Idade
Culinária
Workshop’s
Canto Coral


Ainda aguardamos sugestões... todos podem e devem opinar!!!