Ile Ase Omin

O Ilê, através da Associação Cultural Ilê Axé Omin oferece diversas atividades para a comunidade. Realizamos cursos, oficinas, consultoria, palestras, vivência e muito mais.

Caixa de texto: Atividades comunitárias do 
Ilê Axé Omin

A comunidade participa das oficinas de dança, canto, percussão, contação de histórias, workshops de gastronomia, confecção de roupas rituais, fios-de-conta e adereços dos Orixás. 
Com os visitantes, fazemos visitas guiadas às cachoeiras, rios e à floresta objetivando relacionar o conhecimento naturalístico do candomblé à importância conferida à natureza na construção do ser humano. Essa conversa é conduzida por membros da comunidade religiosa, especialmente designados para tal fim.

Recente oficina: 
Fabricação de Tildas 


1. Iyún Axé Orin

Apresentação do coral de cânticos sagrados

Nosso objetivo é o de divulgar um dos aspectos mais significantes da cultura negra brasileira na diáspora, isto é, a música, o canto e os instrumentos que acompanharam os africanos para o novo mundo. Os cânticos falam de dilemas existenciais como vida e morte de heróis civilizadores e da relação com a natureza vivenciada, como lugar, privilegiado da experiência humana. A nossa luta é pela igualdade social, econômica e política dos afros descendentes na atualidade, além de mostrar que o belo é fonte de entretenimento, educação e valorização da cultura negra no Brasil.

(Prof. José Flávio Pessoa — 08/03/05)

2. Workshops e Oficinas 

· Danças
· Cânticos
· Instrumentos Musicais – confecção e execução  
· Percussão
· Indumentária – confecção e exposição  
· Produção de adereços e alegorias
· Gastronomia e Religiosidade – preparação e decoração de iguarias

3. Apresentações de Grupos Musicais Afros e de Canto e Dança Sacros

4. Vivência
Permitir aos interessados conhecer e desfrutar do convívio na comunidade religiosa, durante um final de semana (sábado/Domingo) em que participarão de seu cotidiano e de oficinas, discutindo as atividades que norteiam seu funcionamento. Exemplo: gastronomia dança, percussão, feitura de fios de conta, cantos sagrados, contação de histórias, confecção de roupas e adereços religiosos, visitação do solo sagrado que também se estende além do território do templo, alcançando florestas, matas, cachoeiras, rios, lagoas, entre outros, identificando inclusive algumas plantas mágicas e terapêuticas utilizadas nas cerimônias e ritos do terreiro – Esta atividade será realizada através de visita guiada. Esta vivência tem como principal objetivo, desmistificar o preconceito e discriminação oriundos do desconhecimento e de falsos paradigmas impostos aos templos, por aqueles que promovem a intolerância contra as religiões afrobrasileiras. (inserir fotos da região – fonte: http://ileaseomin.blogspot.com/)

Caixa de texto: Principais temas abordados 
(Cursos, Palestras e Workshops)

1. Religiosidade e Diversidade: religiões negras no Brasil
2. A Arte na Expressão Religiosa
3. Mito, História e Memória
4. O Corpo e Inscrições Culturais
5. Música Sacra
6. Ritmos e Instrumentos Musicais
7. Persona e Personagem, a Veste como Veículo de Construção Cultural
8. Alegorias e Adereço dos Orixás
9. Axé e Saúde: as oferendas litúrgicas como comunicação entre homens e deuses
10. A Natureza Revisitada e a Construção do Ser
11. Floresta de Símbolos de Ossain
12. A Arte de Dançar e Contar Histórias
13. A História das Comunidades Religiosas
14. O Rio de Janeiro e as Religiões Negras
15. Preconceito e Discriminação: do Calundu ao Candomblé

Caixa de texto: Produção, Orientação e Consultoria Cultural e Científica
1. Produção e Consultoria de Eventos
· Seminários
· Congressos
· Espetáculos Teatrais, Musicais e de Dança

2. Vídeos: sobre temáticas relacionadas à religiosidade afrobrasileira
· Introdução
· As casas Nagô
· Calundus
· Mês de maio: comemorando Oxosse
· Introdução à Nação Jeje
· O Xirê
· O mercadão de Madureira
· A hierarquia
· A casa de santo e a natureza
· Contar histórias

3. Orientação acadêmica
· Míriam Cristiane Alves. Desde dentro: um olhar sobre a produção de saúde nos terreiros. 2010. Doutoranda em Psicologia da Pontifícia pela Universidade do Rio Grande do Sul.
· Claudemira Vieira G. Lopes. O conhecimento etnobotânico da comunidade quilombola do Varzeão, Dr. Ulysses (PR): no contexto do desenvolvimento rural. 2010.Doutoranda em Agronomia-ProduçãoVegetal pela Universidade Federal do Paraná.
· Alex Braz Iacone Santos. A natureza na visão do povo de santo: estudo de caso do projeto OKU ABO – Educação Ambiental para Religiões Afro-brasileiras. 2010. Graduando em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
· Maria José Alves da Silva Oliveira. Sambódromo - um espaço sagrado de competição. 2005. Tese de Doutorado em Ciências do Desporto e de Ed. Física. Universidade do Porto.
· Alexandre Magno Teixeira de Carvalho. O sujeito nas encruzilhadas da saúde: um discurso sobre o processo de construção de sentido e de conhecimento sobre o sofrimento difuso e a realização do ser no âmbito das religiões afrobrasileiras e a sua importância para o campo da saúde coletiva. 2004. Tese de Doutorado em Ciências na área de saúde pública. Escola Nacional de Saúde Pública.
· Marilú Marcia Campelo. Crianças no céu, anjinhos na terra. 1991

Dissertações de Mestrado em Antropologia. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

· Maria Alice Rezende Gonçalves. A Brincadeira no Terreiro de Oxossi: um estudo sobre a vida lúdica de uma comunidade de candomblé. 1990. Dissertação de Mestrado em Ciências Sociais - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4. Participações em banca
· Milene de Cássia Silveira Gusmão. Memória e Cinema em Vitória da Conquista - Práticas e Representações. 2001. Dissertação (Mestrado em Memória Social) - UNIRIO.
· Maria Eunice Anffe Nunes Villar. Cinema Brasileiro: A Chanchada como Documento de Uma Época 1945 - 1960. 2001. Dissertação (Mestrado em Memória Social) - UNIRIO.
· Wallace Teixeira. O Resgate da Memória do Conhecimento Matemático na Feira Livre de Vitória da Conquista - Bahia. 2000. Dissertação (Mestrado em Memória Social) - UNIRIO.
· Ovídio Mota Peixoto. O Direito do Súdito: MST, Mídia e Reforma Agrária. 2000. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
· Synval de Sant'Anna Reis Neto. Memória da WolksWagen no Brasil. 1998. Dissertação (Mestrado em Memória Social) - UNIRIO.
· Margareth da Luz. O Império e a Rosa - estudo sobre uma devoção ao Espírito Santo. 1998. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.
· Fátima Nordine Mussa. Entre Modernidade e Tradição: A Comunidade Islâmica de Maputo. 1998. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.
· Magali da Silva Almeida. Pobreza e Candomblé: um estudo sobre representação e identidade em um terreiro de Candomblé do Município de Nova Iguaçu. 1997. Dissertação (Mestrado em Memória Social) - UNIRIO.
· Ralph Ribeiro Mesquita. Significação das Relações de Poder e Autoridade em Comunidades Religiosas Afro-Brasileiras de Origem Nagô. 1995. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.