2 de ago. de 2010

Ibeji

Ibeji
Os gêmeos, que durante muito tempo foram sincretizados com Cosme e Damião, na verdade, lembram os perigos e os privilégios daqueles que têm nascimento duplo. Às vezes são relacionados aos erês pela Umbanda, que os consideram manifestações infantis dos orixás. Constituem-se em culto particular e os pais de gêmeos prestam culto a Ibeji pelo resto de suas vidas. Suas contas muitas vezes adornam as esculturas de madeira que descansam ao lado de seus assentamentos e possuem as mais variadas cores.

Quadro escultura pintura sobre cerâmica: Iracy Carisi (1978)

5 comentários:

Kátia Apostólico disse...

Achei tudo muito lindo! Parabéns!
Mas, senti falta da foto do Orixá OXUM, a Deusa...rs,rs.
Muito axé e bênção!

Ile Ase Omin disse...

Ola Kátia...
Todos os Orixás vão entrar, é que estamos tirando as fotografias das peças de artes que tem na casa, começamos por essas que eram mais fáceis e estão dentro do barracão... as demais, estão em outras áreas, que somente junto a José Flávio achamos que devemos entrar, mas já estamos providenciando... continue mandando pra nós todas as observações e críticas... no que pudermos, vamos atender!!!
Bjokas,
Axé
Flávin i Ricardin

Kátia Apostólico disse...

Eu sei querido...Imaginei! Mas, OXUM merece uma foto maior que todas, ela é Dona do Rio de Macacu,rs,rs.
beijos e benção na Mãe Lucinha, filha dela!

Ile Ase Omin disse...

ki baum ki baum... ;)

lily disse...

Então tá, já estava me perguntando onde estava a legião de OXUM da casa que não se manifestou...rsrsrs! Vamos aguardar! Bjs