13 de ago. de 2010

O QUE VOCÊ CONHECE DE CULTURA NEGRA?


Konkén/Etum-  Numida meleagris
Discutindo Cultura Negra



Criançada se divertindo com a oficina de Danças Populares promovida pelo professor e cantor Lúcio Sanfilippo
  
Professor José Flávio e visitantes
Nossa comunidade, situada em Cachoeiras de Macacu (Ilê Axé Omim), pretende dialogar com os Cachoeirenses sobre a beleza da ancestralidade africana, sua singularidade e contribuir desta forma na luta contra o preconceito e a intolerância religiosa, baseada principalmente pelo desconhecimento de nossas matrizes culturais. 

Nossa luta é pela igualdade social, econômica e política dos afros descendentes. Pretendemos mostrar que o belo é fonte de entretenimento, educação e valorização cultural.  

No periodo de 09 a 15 de Junho de 2008 foi realizado o evento "O que você conhece de cultura negra?"

Momento de visitação do público ao Ilé Asé Omim
O principal objetivo desse evento foi divulgar um dos aspectos mais significantes da cultura negra brasileira na diáspora, isto é, as músicas, os cantos, as indumentárias, os mitos, as danças e os instrumentos que acompanharam os africanos para o novo mundo. O evento foi aberto a comunidade municipal como um todo, e em especial a artistas interessados em cultura, contribuindo desta forma com os alunos e professores locais na aplicação da Lei 10.639/03. O público alvo foi composto por Professores, Educadores, Estudantes, Pesquisadores de Cultura Negra, Artistas, Historiadores e a comunidade local.

Centro Intereducacional de Cultura e Arte- CICA


José Flávio ministrando palestra ao ar livre
Adé de Oyá - Senhora dos Ventos e das Tempestades

Adé de Obá - Senhora das Paixões Platônicas, orixá guerreira



Adé de Oxum - Orixá dos rios e cachoeiras


Oficina de Contação de Histórias com Lucinha Pessoa, auxiliada pela pedagoga Vanessa Silva

 O evento contou com o apoio cultural do Centro Intereducacional de Cultura e Arte (CICA) e da Secretaria de Educação e Cultura de Cachoeiras de Macacu. Na sua programação foram realizadas exposições de diversas indumentarias e ferramentas de orixás (acervo do Ile Asé Omim), oficinas de contação de histórias ministradas pela professora e Ekedji Lucinha Pessoa, oficinas de canto, música e danças populares conduzidas por profissionais integrantes da Comunidade Ile Asé Omim

Na ocasião também ocorreu uma maravilhosa conferência, por conta de nosso líder religioso e professor Doutor em Antropologia Social, José Flávio Pessoa de Barros, que versou sobre o tema:"Fundamentos da ancestralidade africana e cultura negra brasileira, com foco na música, memória e história".


ISSO É SÓ UM POUQUINHO DO QUE ROLOU, SE VOCÊ GOSTOU NÃO FIQUE DE BOBEIRA E VENHA PARTICIPAR DE NOSSAS PRÓXIMAS ATIVIDADES!

Entre em contato conosco:  
lucinhapessoa@gmail.com

Odé o caçador- Orixá encarregado de buscar o nosso alimento e a fartura para nossa casa


Ogún- Orixá que abre os nossos caminhos e Senhor da agricultura
Osé de Sango- orixá da justiça

Nenhum comentário: